- Área: 245 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Stirling Elmendorf
-
Fabricantes: Aica, Daiko, Gantan Beauty, Hatanaka Sangyo, IBIboard, Sanyo Kogyo
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esplendor, brilho, cintilação, luz e fulgorsão os fundamentos de qualquer cerimônia de casamento moderna. O momento de escrever uma nova página na vida das pessoas, uma página em branco, todos alegres, felizes, juntos, abertos para o futuro, com sonhos e esperanças, refletindo o esplendor da vida.
A antiga Capela Aile-Blanche, parte do Salão de Cerimônia de Casamento La-Vienna, em Himeji, Japão, foi planejada para ser substituída por uma nova que traduzisse a importância e o significado do dia do casamento, um lugar que marcará na memória um dos dias mais importantes das vidas das pessoas.
Sonhos e luz foram representados com curvas e vidros, num espaço em forma de nuvem para a capela. A estrutura foi fechada com vidro curvo transparente, trazendo luz natural de todos os lados. Apenas o espaço do órgão e a sala técnica estão envoltos em uma parede branca circular na parte de trás da capela.
A Capela abre-se para o jardim e para as paredes verdes na frente. O lado esquerdo está aberto para uma superfície de água e é limitado por uma parede com isolamento contra incêndio que isola a capela do salão de cerimônias.
A Capela em forma de nuvem é toda branca; um forro minimalista livre de qualquer maquinário técnico ou equipamento é suportado por colunas redondas com um topo de cone hiperbólico.As mesmas colunas sustentam a cobertura que conecta o salão principal da cerimônia à capela e dá acesso ao jardim. A planta é composta por círculos de 5 metros de diâmetro afastados 5 metros na entrada e 6 metros dentro da Capela. Os círculos adjacentes à superfície d'água possuem uma forma hiperbólica,criando uma impressão de uma capela flutuante. A superfície da água reflete a capela, dando ainda mais leveza à estrutura e ampliando os sonhos para outras dimensões.
O Japão usa um termo específico para o momento do caminhar até o altar: eles chamam de Estrada Virgem. A Capela foi projetada com um piso de vidro iluminado para este corredor principal, que leva a um altar minimalista sobre o coro elevado. O piso restante é coberto com pedaços de vidro transparente e resina. Este acabamento de piso se estende também para a parte externa. O equipamento técnico é colocado no nível do chão, as luzes superiores são dispostas em torno das colunas para ressaltar sua curvatura no topo e o condicionamento do ar é feito através de fendas ao longo das curvas de vidro.
Em um dia ensolarado, não apenas os pedaços de vidro no chão refletem a luz, mas a superfície da água é refletida no teto da capela, produzindo um espetáculo natural cheio de vida. A Capela Nuvem de Esplendor traduz o espírito da cerimônia de casamento em um ambiente construído que oferecerá brilhantes memórias de sonhos.